Cidade Estado

Rápidas Sacadas

terça-feira, 25 de outubro de 2016


RÁPIDAS SACADAS
 
E-MAIL

 
Se você leu meus últimos e-mails, deve ter visto que lancei uma Mentoria sobre "Como utilizar a Internet para alavancar seus resultados." Essa semana, recebi um e-mail questionando a minha capacidade em estar a frente desse processo.
 
"Você é especialista em marketing, por acaso?" perguntou a moça.
 
Se existe uma coisa que eu prezo é a sinceridade. Esse é um dos principais valores no qual baseio minha vida pessoal e profissional.
 
Como eu comentei em e-mails anteriores: NÃO! EU NÃO SOU ESPECIALISTA EM MARKETING OU EM REDES SOCIAIS! Apesar de estudar muito sobre ambos, não me considero um especialista em nenhum deles. Fiz questão de deixar isso claro antes e faço questão de esclarecer mais uma vez agora.
 
Como então alguém que não é especialista numa área se propõe a ser mentor de pessoas e cobrar por isso? Simples...esse alguém tem resultados comprovados nessa área! E se tem uma coisa que fala mais alto do que qualquer diploma ou especialização são resultados. E resultados eu tenho!
 
Se você está em busca de aprender marketing, vá comprar um livro de marketing ou se matricule numa faculdade de publicidade ou administração.
 
Mas se você quer descobrir como fazer para ser uma referência no seu ramo de atuação, ter dezenas de milhares de seguidores nas redes sociais e atender clientes de todo o país, será uma satisfação ter você na nossa I Turma de Mentoria "Como utilizar a Internet para alavancar seus resultados."
 
INFERNO

 
Essa semana, fui assistir ao filme Inferno, estrelado por Tom Hanks. Além de considerá-lo um ator fora de série, achei o trailer do filme fantástico, o que redobrou meu interesse em ir ao cinema.
 
Tudo isso para ter uma completa decepção, o filme é fraquíssimo!
 
Quando isso acontece, sempre me pergunto: Como eles conseguiram criar um trailer tão bom de um filme tão ruim?
 
Simples: mostrando somente o lado atrativo do produto. Resultado? O consumidor compra o ingresso, mas quando se depara com o resultado final – que não estava no trailer – logo se decepciona!
 
Quer decepcionar seu cliente? Faça com que ele pense que seu produto é muito melhor do que verdadeiramente é!
 
Quer encantar seu cliente? Entregue sempre mais do que prometeu pelo seu produto!
 
Lotar salas de cinema é fácil...basta 2 minutos de um trailer bem feito. Mas fazer com que o consumidor saia satisfeito com o que viu e indique o filme para a família e amigos, requer mais. Afinal, um filme demora bem mais que 2 minutos.
 
RODADA DE NEGÓCIOS
 
Na última quarta, participei de uma rodada de negócios promovida pelo meu amigo Ítalo Paiva,  sócio da empresa de tecnologia Giro Host. Imagina 30 empresários reunidos para falar sobre empreendedorismo. Para alguns, isso pode parecer um saco, mas para mim foi ótimo! É sempre bom trocar ideias e se conectar com pessoas que atuam em setores diferentes que o seu! Isso sem falar nas parcerias e amizades que acabam surgindo.
 
Se você não tem costume de participar desse tipo de encontro, comece a criar o hábito! Tire a bunda da cadeira! Saia do seu escritório! Conecte-se com pessoas! Enquanto você fica trancado numa sala, as coisas estão acontecendo lá fora!
 
CONCORRÊNCIA X PARCERIA
 
Esse último fim de semana, fizeram uma feira com vários food-trucks no bairro onde eu moro. Existiam alguns de churros, sorvete, mas a maioria era de hambúrgueres. Ou seja, eram concorrentes. No entanto, foi preciso eles deixarem a rivalidade de lado e se unirem para que a feira pudesse acontecer.
 
No final das contas, a feira lotou e todos conseguiram faturar bem. Às vezes, é mais inteligente se unir ao seu concorrente do que brigar com ele. Transforme seus concorrentes em parceiros comerciais. Nem sempre é possível, mas muitas vezes é. Como tudo na vida, você só vai saber se tentar.
 
A CONSULTORIA MAIS BARATA DO MUNDO
 
Se eu dissesse para você que uma empresa de consultoria cobrou R$1 milhão pela prestação dos seus serviços durante 1 ano, você acharia caro ou barato? Provavelmente, você deve estar achando muito caro, afinal R$1 milhão é muito dinheiro, certo?

E se eu disser que a empresa que recebeu essa consultoria foi o Magazine Luiza, uma das maiores redes varejistas do país com centenas de lojas? Agora, talvez você não esteja achando mais tão caro assim, afinal, quem tem centenas de lojas tem capacidade para pagar R$1 milhão, não é mesmo?

E se você soubesse que no ano passado o Magazine Luiza teve um prejuízo de R$66 milhões e, após o trabalho realizado por essa consultoria, a empresa conseguiu reduzir seus custos e alavancar suas vendas e somente no primeiro semestre desse ano obteve um lucro de R$16 milhões? Você ainda está achando caro?

É provável que, a essa altura, aquele R$1 milhão já esteja barato...muito barato.  Afinal, se somarmos os R$66 milhões que a empresa deixou de perder com os R$16 milhões que a empresa ganhou no período são R$82 milhões no total. O que é R$1 milhão perto de R$82 milhões, não é mesmo?

E se eu disser que essa mudança de resultados fez com que as ações da varejista se valorizassem nada menos que 340% somente este ano, representando a maior alta da Bolsa brasileira e uma valorização bilionária?

Aquele R$1 milhãozinho tá de graça, né? Caro não é o que tem um preço elevado, mas sim o que não gera retorno pelo valor pago, independente de ser R$ 1 ou R$1 milhão.

ÚLTIMAS VAGAS

Nossa Mentoria on-line "Como Potencilizar seu Negócio através da Internet" inicia próxima semana e as vagas estão quase no fim. A mentoria é voltada para empreenedores e profissionais liberais que desejam aprender estratégias para alavancar suas vendas pela internet.

Serão 4 sessões, dias 1,8,15 e 29 de Novembro, das 20h às 22h, Horário de Brasília. As sessões serão on-line, portanto, você pode participar de qualquer lugar do país ou fora dele. O valor do investimento para todas as sessões e material de apoio é de R$390,00.

Lembre-se: para colhermos os frutos, precisamos primeiro plantar. Se você não está disposto a investir em si mesmo, ninguém mais estará!

A gente se ver em breve!