Cidade Estado

Rápidas Sacadas

terça-feira, 18 de outubro de 2016


RÁPIDAS SACADAS
 

Esse fim de semana, participei do Administrar, o maior Congresso brasileiro na área de administração. O evento reuniu quase 3 mil participantes e alguns dos maiores palestrantes do país.

No Rápidas Sacadas dessa semana, compartilharei com você as principais ideias abordadas no Administrar.

Vamos lá!?

EXEMPLO

A apresentação do Administrar ficou por conta do poeta e meu vizinho Bráulio Bessa. O Bráulio é um verdadeiro exemplo para todos nós. Através do seu talento, conseguiu mostrar para todo Brasil o valor do povo nordestino.

Apesar de fazer parte do elenco da Globo atualmente, ele permanece o homem simples que veio de Alto Santo, no interior do Ceará.

Como ele mesmo diz: "Um homem que nega suas raízes nega a si mesmo."

MOVIMENTAÇÃO

"Movimento gera movimento!" esse foi o tema central da palestra do Fred Alecrim. Como eu sempre digo: planejar é bom, é importante, é necessário, mas sem ação não adianta de nada.

Da mesma forma que algo que está em movimento tende a continuar em movimento, algo que está parado tende a ficar parado. Em ambos os casos, o cenário só muda se houver alguma ação que o faça mudar.

Movimento pode não ser garantia de sucesso, mas inércia certamente é garantia de fracasso.

MUDANÇAS

Max Gehringer compartilhou um pouco da sua longa trajetória e nos fez refletir sobre as mudanças que já ocorreram e, principalmente, sobre as que estão para ocorrer no mundo corporativo.

Se existe uma constante é que as coisas estão sempre mudando. O mercado, os empresários, os funcionários, os consumidores... tá todo mundo mudando a toda hora.

Como diria a célebre frase: "Não é o mais forte, nem o mais inteligente que sobrevive, mas sim o que se adapta melhor às mudanças."

É preciso se adaptar e é preciso fazer isso rápido...muito rápido.

REDES

A  Ana Tex mostrou a importância das redes sociais para o mundo dos negócios. A internet mudou definitivamente o mundo em que vivemos e digo, sem medo de errar, que um dos principais motivos para isso foram as redes sociais.

Todo mundo quer vender alguma coisa: um produto, um serviço, sua imagem...

Que lugar melhor então do que as redes sociais para fazer isso? Desconheço! Não importa qual o seu negócio, você precisa se conectar às pessoas para fazer com que ele dê certo.

Se você ainda não utiliza as redes sociais para isso, está perdendo tempo e dinheiro.

FÓRMULA

Uma das principais formas de utilizar a internet para ganhar dinheiro é desenvolvendo um modelo de negócios 100% on line. Foi sobre isso que o Érico Rocha falou.

Ele compartilhou um pouco de sua trajetória e como conheceu e disseminou a tão famosa "Fórmula de Lançamento", utilizada por muitos dos empreendedores digitais de sucesso.

Ganhar dinheiro em casa não significa ganhar dinheiro sem trabalhar... é importante que isso fique claro. Também é bom esclarecer que um negócio, quer seja ele virtual ou não, requer planejamento, investimento e muitas outras coisas que um negócio tradicional exige, mas empreender on-line pode ser uma excelente alternativa para você abrir uma empresa ou alavancar a empresa que já tem, disso não resta dúvida.

FELICIDADE

O ponto alto do evento foi, sem sombra de dúvidas, a palestra do professor Clovis de Barros.

O tema foi felicidade, mas poderia ter sido qualquer coisa. Com a didática que o professor tem, qualquer assunto se torna interessante. Não por acaso, foi o único palestrante aplaudido de pé.

Em resumo, a mensagem principal que ele nos deixou foi:

A felicidade é um estado temporário que precisa ser aproveitado e vivido intensamente, pois costuma durar pouco...muito pouco. Feliz é aquele que sabe aproveitar esses momentos. Quem busca a "felicidade eterna" costuma encontrar a infelicidade.

Acostume-se com o fato de que você, provavelmente, não será tão feliz quanto espera que, por mais paradoxal que isso possa parecer, seu nível de felicidade tenderá a aumentar.

RECONHECIMENTO

O evento foi muito bacana, mas para mim, a melhor parte foi quando fui abordado pelo Tiago, um jovem consultor de Reriutaba, no interior do Ceará, me pedindo para tirar uma foto com ele.

O Tiago disse que era meu fã, acompanhava meu trabalho, era leitor do Rápidas Sacadas e que aprendia muito comigo. Para completar, ele disse:

"Era para você estar lá...palestrando!"

Uma simples frase para quem diz, mas que possui um significado enorme para quem escuta.

Obrigado pelas palavras, Tiago! Foi uma satisfação conhecê-lo e trocar ideias contigo. Tenho certeza que você vai longe!

São mensagens como a sua que me inspiram a fazer o meu trabalho cada vez melhor.

MENTORIA

Para ajudar pessoas como o Tiago, que estão em busca de conhecimento para crescer, irei lançar minha turma de Mentoria On-Line, onde compartilharei as estratégias que eu utilizei para alavancar meus negócios pela internet.

Só farei uma turma neste ano e ela terá uma quantidade muito limitada de participantes.

Gostaria muito de conseguir atender a todos os interessados, mas infelizmente não será possível. Por essa razão, se você deseja garantir logo sua vaga, responda este e-mail dizendo o motivo pelo qual você deseja fazer parte da mentoria.

Na quinta, eu abrirei as inscrições.

Até a próxima!