Cidade Estado

Rápidas Sacadas

terça-feira, 27 de setembro de 2016


#08

RÁPIDAS SACADAS

por Samuel Magalhães
O QUE FAZER?
 
“Samuel, boa noite!
 
Me chamo Jefferson Barbosa, tenho 23 anos, moro em Londrina-PR, estou cursando o quarto ano de agronomia e atualmente estou desempregado.
 
Venho lhe acompanhando pelo instagram e agora pelo "Rápidas sacadas". Primeiramente, parabéns pelo seu trabalho, te admiro muito!
 
A minha dúvida é a seguinte:
Como um estudante sem experiência profissional na área de estudo se encaixa no mercado de trabalho? Pois, todas as vagas que se abrem mesmo as de "chão de fábrica" necessitam experiência. Como terei experiência se não recebo uma oportunidade para aprender?
 
Obrigado pela atenção!”
 
PARTICIPE TAMBÉM!

Faça como o Jefferson, mande sua dúvida, crítica ou sugestão para que possamos enriquecer o Rápidas Sacadas para o e-mail: contato@samuelmagalhaes.com.br.
 
A CABEÇA DO EMPRESÁRIO

Infelizmente, muitos empreendedores no nosso país ainda possuem a mentalidade pequena de só contratar o funcionário, caso tenha experiência.

Veja, não estou aqui menosprezando a importância da experiência, afinal, todos sabemos da importância de contar com pessoas experientes no cotidiano de uma organização. No entanto, no meu entendimento, experiência em demasia pode ser prejudicial. Eu explico...

Se todos os funcionários de determinada empresa são experientes, é provável que não tenha ninguém livre de percepções já estabelecidas e vícios de trabalho para poder questionar o que está sendo feito e da maneira que está sendo feito.

Sangue novo traz ideias novas, questionamentos novos e faz com que os colaboradores mais antigos não fiquem acomodados achando que estão com o futuro garantido devido à sua experiência.

Como em toda boa equipe, o segredo do sucesso não está na experiência ou na juventude, mas sim em uma combinação entre os dois.

Resta saber, quando o empresariado irá se dar conta disso...

NEM TUDO ESTÁ PERDIDO

Jefferson, essa dificuldade que você tem enfrentado é comum a muitos dos jovens em nosso país! Uma das melhores maneiras que eu conheço para adquirir experiência e se inserir no mercado de trabalho é através das Empresas Juniores.

As EJs são associações sem fins lucrativos formadas por estudantes universitários que visam inserir esses profissionais no mercado de trabalho para que possam ganhar experiência.

Trabalhei durante 2 anos na ADM Soluções, a EJ de Administração da UECE. Uma experiência fantástica onde pude aprender bastante e fazer grandes amizades. Se você tiver oportunidade de trabalhar em uma EJ, não perca essa oportunidade!
 
POR FALAR NISSO


Um desses amigos da época de ADM, o João André Abreu - ou, como é conhecido pelos mais íntimos, “Mestre”, devido a toda sua sabedoria - veio de Sampa passar uns dias em Fortaleza. Atualmente, o “Mestre” ocupa uma posição de destaque em uma grande empresa do mercado financeiro em São Paulo.

Saímos para jantar, botar o papo em dia, conversar sobre novos projetos...

Em jantares como esse, aprende-se mais do que lendo muito livro por aí! Sem falar que rever um amigo é sempre bom!

Sempre que puder, reúna-se com pessoas do seu ciclo social para trocar ideias sobre o mundo dos negócios. Além de ser enriquecedor, podem surgir boas ideias e, quem sabe, bons negócios.
 
POR FALAR EM BONS NEGÓCIOS

Essa semana, concedi uma entrevista para a TV Diário, onde falamos sobre “como fazer bons negócios com o seu dinheiro”, discutindo sobre várias escolhas que fazemos pensando que estamos economizando, mas na verdade estamos jogando dinheiro fora.

Cada vez mais, o comércio aprimora suas estratégias de marketing para conseguir seduzir o consumidor. O problema é que muitas dessas estratégias são construídas para que tenhamos a sensação de estar fazendo um bom negócio ao efetuar uma compra, porém, nem sempre isso é verdade.

Para não desperdiçar seu precioso dinheiro, você precisa ter alguns cuidados antes de efetuar uma compra:

Você está realmente precisando daquilo que vai comprar?

Você tem verba para efetuar a compra sem onerar muito seu orçamento?

Você vai utilizar imediatamente aquilo que comprou?

Caso responda afirmativamente as 3 perguntas, compre! Caso contrário, espere um pouco mais. Seu bolso agradece!

POR FALAR EM AGRADECER

Semana passada, dia 22, comemorou-se o dia do contador. Gostaria de agradecer publicamente às minhas queridas e competentes contadoras da Inteligência Contábil, Fernanda e Silmara.

Ninguém faz nada sozinho! Ter profissionais competentes ao nosso lado nos assessorando é fundamental para que consigamos alcançar nossos objetivos.

Um velho provérbio africano diz: “Se quer ir rápido, vá sozinho! Se quiser ir longe, vá acompanhado.” Eu acrescentaria: e se quiser ir muito longe, vá bem acompanhado.

Para conhecer mais o belo trabalho da Fê e da Sil, basta acessar: www.inteligenciacontabil.com.

Até a próxima!
 

 
Samuel Magalhães
Coaching para Empreendedores e Profissionais Liberais

"Ajudo pessoas e empresas a potencializarem seus resultados, através de boas práticas de gestão!"

invistafacil.com
contato@samuelmagalhaes.com.br







This email was sent to muitomaisaqui.vagassp@blogger.com
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Invista Fácil · Rua Leda Porto Freire 101 - Cidade dos Funcionários · Fortaleza, Ce 60192-010 · Brazil

Email Marketing Powered by MailChimp