Cidade Estado

Rápidas Sacadas: Senso de Urgência, Safadão, Independência, Poder Empreendedor...

terça-feira, 13 de setembro de 2016


#06

RÁPIDAS SACADAS

por Samuel Magalhães
SENSO DE URGÊNCIA

No último dia 6, completei 29 anos. Falta 1 para os 30. E para quem pensa que essa idade só assombra mulheres encalhadas, engana-se! Posso dizer que a contagem regressiva para entrar na casa dos 3.0 tem me proporcionado um sentido de urgência maior do que antes, muito maior.

Esse é um daqueles momentos em que você redobra o foco e os esforços e pensa consigo mesmo: “Putz, ou é agora ou não é mais! Não tenho mais tempo a perder!” Ué, mas algum dia eu tive?

Sim, é óbvio que o ideal seria que tivéssemos esse senso de urgência desde sempre. Já imaginou se o tivéssemos desde os 18? Já que não dá para remediar o passado, vamos construir um novo futuro, mas dessa vez com o senso de urgência a todo vapor! Independente da sua idade, sugiro que faça o mesmo!

Pegando o gancho, sugiro a leitura de “Sentido de Urgência” de Jhon P. Kotter. Você verá como ter esse tal “senso de urgência” é fundamental para nossas vidas.

POR FALAR EM ANIVERSÁRIO

Quem também assopra as velinhas no mesmo dia que eu é o ícone da música brasileira, Wesley Safadão.

Sou um fã do Wesley e da sua música, mas independentemente de você gostar dele ou não, uma coisa é incontestável: ele é um cara que merece ser admirado, respeitado e, principalmente, modelado.

Quando falo em modelar, quero dizer: entender o que ele tem feito, como ele tem feito e buscar maneiras de adaptar isso à sua carreira ou empresa. Veja, eu disse adaptar e não copiar... você não é o Safadão, portanto não tente ser igual a ele, mas certamente você pode adaptar algumas coisas para sua realidade.

O sucesso deixa rastros! E descobrir que rastros são esses é uma boa maneira de conseguir trilhar o seu caminho rumo ao sucesso.

POR FALAR EM MÚSICA

Semana passada, tive a oportunidade de assistir ao show da Turnê de 50 anos do Scorpions. Confesso que esperava um repertório mais romântico e os caras botaram para descer no rock.

Não foi exatamente o que eu esperava, mas umas três ou quatro músicas que eles cantaram já valeu o show. O que o show e os 50 anos de carreira deles tem a nos ensinar?

Você não precisa acertar sempre! Na verdade, você irá errar na maioria das vezes! A única coisa que você precisa é manter sua congruência, ser fiel ao seu estilo e fazer algumas coisas notáveis ao longo do caminho.

Lembre-se: o sucesso não é mensurado pela centena de erros que você cometeu, mas sim pelos poucos acertos que impactaram a vida das pessoas, em meio a tantos erros.

POR FALAR EM ERROS

No último dia 7, comemoramos mais um Dia da Independência de um país que parece ser pródigo em cometer erros e o pior: nunca aprende com os erros cometidos.

Está na hora de começarmos a aprender. Quem sabe assim, nossos filhos e netos possam viver em um país  em que os cidadãos valorizem mais sua bandeira e seu Dia da Independência.

Como fazer isso? Substituir políticos de carreira por gestores competentes seria um bom começo.

POR FALAR EM GESTÃO

Na última sexta, comemorou-se o Dia do Administrador. Infelizmente, temos pouquíssimos administradores ocupando posições relevantes na administração pública desse país. Some-se a isso o vergonhoso nível de corrupção que assola o poder público e o resultado é o que estamos vendo hoje: uma das crises mais graves da nossa história.

Só faltam duas coisas para o Brasil ocupar o lugar de destaque que pode no mundo: honestidade e gestão. Já que a primeira, pelo visto, não vai se resolver tão cedo, que resolvamos a segunda.

Fazer um país com o nosso nível de corrupção dar certo é quase impossível, mas se além de corruptos ainda formos mal geridos, o quase dará lugar ao totalmente. Por via das dúvidas, um pouco mais de gestão não faz mal a país ou empresa alguma.

POR FALAR EM EMPRESA

No último final de semana, aconteceu o evento Poder Empreendedor Nordeste, reunindo alguns dos maiores empreendedores do país em Fortaleza. Foram dois dias intensos e, por maior que seja meu poder de concisão, seria impossível compartilhar tudo aqui com vocês nesta edição.

Porém, como eu não quero que vocês percam nenhum detalhe, além de publicar alguns insights nas próximas edições do Rápidas Sacadas, estou divulgando alguns vídeos que gravei com os palestrantes no meu instagram @oinvestidor.

Antes que eu me esqueça, parabéns ao Newton, ao Fábio, ao Jhon e a todos envolvidos na organização deste grande evento!

INSIGHT 1: COMECE COM O QUE TEM!

Atualmente, a Aço Cearense é uma das maiores empresas do país em seu segmento. Quem se depara com essa trajetória de sucesso, talvez desconheça o início difícil e modesto que tiveram.

Seu Vilmar, sócio-fundador da empresa, veio da pobreza extrema! Com 13 irmãos na família, ter alimento à mesa para todos era cena rara. Seu Vilmar era mais um brasileiro que teria tudo para aumentar as estatísticas de miséria desse país, não fosse pela sua vontade de crescer.

O grande segredo dele? Ter começado com o que tinha: nenhum dinheiro, mas muito trabalho e vontade de crescer na vida! O resultado? Seu Vilmar conseguiu transformar não apenas a sua vida e de sua família como a de milhares de colaboradores, parceiros e clientes do Grupo Aço Cearense.

INSIGHT 2: CONQUISTE SEU ESPAÇO!

Ao contrário de que muitos podem pensar, fazer parte da segunda geração de uma família empresária não é fácil! Quando se é mulher então, a dificuldade é dobrada. Foi o que aconteceu com a filha do seu Vilmar, Aline.

Quando muitos, em seu lugar, prefeririam viver à sombra da riqueza do pai, Aline decidiu que queria mais. Ela queria conquistar o seu espaço e deixar o seu legado.

Atualmente, Aline ocupa uma posição estratégica no Grupo Aço Cearense e pouco a pouco já começa a deixar a sua marca na empresa.

Se você ainda não conhece a incrível história da família Ferreira, assista ao Day 1 da Endeavor do ano passado. A apresentação deles foi comovente, assim como foi no Poder Empreendedor.

Para muitos, a Aline ainda é “a filha do seu Vilmar”, mas pelo andar da carruagem, é provável que num futuro não tão distante, seu Vilmar seja lembrado como “o pai da Aline”.

E, arrisco-me a dizer que, logo, logo, ela será lembrada como a mãe do Nicolas, da Cris e da Bianca, jovens super educados e, ao que parece, empreendedores também.

Pelo visto, a empresa estará em boas mãos pelas próximas gerações...

INSIGHT 3: ACREDITE EM VOCÊ!

O Eduardo Lyra era um jovem negro, que morava na favela e tinha um pai traficante, ou seja, tinha tudo para não dar certo, a não ser o fato de que ele e sua mãe acreditavam que ele daria certo sim!

Atualmente, Edu é um dos palestrantes mais respeitados e admirados do Brasil. Seu trabalho a frente da ONG Jovens Falcões fez com que ele recebesse inúmeras premiações, dentre elas, entrar para a lista da Forbes como um dos 30 jovens mais influentes do Brasil com menos de 30 anos.

Como diria a mãe do Edu: “Não importa de onde você vem, o que importa é para onde você vai!”.

E você, para onde está indo?

 


 
Samuel Magalhães
Coaching para Empreendedores e Profissionais Liberais

"Ajudo pessoas e empresas a potencializarem seus resultados, através de boas práticas de gestão!"

invistafacil.com
contato@samuelmagalhaes.com.br







This email was sent to muitomaisaqui.vagassp@blogger.com
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Invista Fácil · Rua Leda Porto Freire 101 - Cidade dos Funcionários · Fortaleza, Ce 60192-010 · Brazil

Email Marketing Powered by MailChimp