Cidade Estado

Rápidas Sacadas: Escobar, McDonald's, Ovomaltine, Networking...

terça-feira, 20 de setembro de 2016


#07

RÁPIDAS SACADAS

por Samuel Magalhães
PABLO ESCOBAR

Esse fim de semana, finalmente, pude assistir à segunda temporada de Narcos! Apesar de ser um fã do Wagner Moura e achar a história do Escobar incrível, confesso que fiquei um pouco decepcionado em ver uma trajetória tão vasta e repleta de detalhes se resumir a apenas 20 episódios divididos em 2 temporadas.

Ok, ok... a Netflix já anunciou mais temporadas a caminho, mas vamos combinar que Narcos sem o Pablo perde metade da graça. Se é que ainda vai sobrar alguma graça! Ninguém quer saber sobre os cartéis ou a guerra contra o tráfico. As pessoas querem saber sobre Pablo!

A história de Escobar seria aquela típica trama Hollywoodiana - na qual os papéis se invertem e o público torce pelo bandido e não pelos mocinhos -, a não ser por um detalhe: Escobar não foi forjado por nenhum diretor de cinema. Ele é de carne e osso!

Deixemos os mais de 10 mil assassinatos atribuídos a ele e todas as demais atrocidades de lado – se é que isso é possível – e temos um homem de negócios que nos deixou preciosos ensinamentos sobre empreendedorismo.

Tais ensinamentos dariam um livro, mas como se trata de uma coluna, vou citar apenas dois:
  1. Tenha bons parceiros!
  2. Enfraqueça seus concorrentes!
POR FALAR EM CONCORRENTES

Eis que, depois de 57 anos como ícone da rede de fast-food Bob’s, o Milk-shake de Ovomaltine agora é do McDonald’s. Uma jogada para lá de estratégica, ainda mais em um momento de adversidade econômica como o que estamos passando atualmente.

Segundo o Bob’s, o Milk-shake deles “Continua o mesmo. Nada mudou!”, ou melhor, quase nada, mas tiveram que mudar o nome. A partir de agora, passa a se chamar “crocante”. Já segundo o seu rival que, evidentemente, alardeou a novidade para os quatro cantos do mundo, eis que o momento tão esperado chegou: “O Ovomaltine agora é do Mc.”.

Se a estratégia vai dar certo ou não, só o tempo dirá! Mas uma coisa é fato: quer seja nos cartéis de drogas da Colômbia ou nas redes de fast-food mundo a fora, concorrentes nunca são bem-vindos!  Já que não dá para o Mc explodir os pontos de venda do Bob’s, tirar seu principal atrativo parece a estratégia mais inteligente.

Resta agora saber o que os clientes acham disso tudo!

POR FALAR EM CLIENTE

No dia 15 de setembro, comemorou-se o Dia do Cliente!

Não vou aqui ficar falando da importância do cliente - basta dizer que ele é a razão de tudo existir -, mas vou fazer algumas considerações sobre esse dia, quem sabe te ajuda...

Em primeiro lugar, uma coisa que me chamou a atenção foi a enxurrada de mensagens que se proliferaram nas redes sociais em homenagem aos clientes. Todo mundo tem cliente e todo mundo resolveu homenageá-los. Até aí, tudo bem!

O problema é que quase todas as homenagens foram iguais. Uma frase de efeito, uma foto de pessoas sorridentes dando as mãos e a logomarca de uma empresa. O que eu resolvi fazer? Um vídeo! Simples assim! Ficou muito mais pessoal, verdadeiro e, certamente, diferente do que quase todo mundo estava fazendo.

Não precisa ser um gênio para inovar! Uma dose de bom senso e outra de boa vontade já costuma ser suficiente na esmagadora maioria dos casos.

Outro ponto de reflexão sobre o dia do cliente é o fato de nós não termos o costume de analisar nossa relação com essa parte integrante e fundamental do nosso negócio.

A data comemorativa já passou, mas como todo dia é dia de cativar o nosso cliente, se você não refletiu sobre como anda sua relação com seus clientes, vale a pena refletir! Você vai se impressionar com os resultados.

POR FALAR EM IMPRESSIONAR

Semana passada, estive presente no 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade. Já fui a vários eventos, alguns deles bem grandes, mas confesso a vocês: nunca vi nada tão gigantesco quanto esse. Impressionante!

Para você ter noção do tamanho do evento, basta dizer que aconteciam simultaneamente 3 palestras, além das outras atrações menores que faziam parte do Congresso. Para que você tenha uma ideia, somente o auditório principal tinha capacidade para 8 mil pessoas sentadas.

Em se tratando de eventos, nem sempre tamanho é documento, mas que impressiona... ah impressiona! Infelizmente, não pude permanecer muito tempo no evento, mas pelas empresas presentes, pelos palestrantes e pelas atrações artísticas, imagino que deve ter feito jus a sua magnitude.

POR FALAR EM EVENTO

Semana passada, falei um pouco sobre o Poder Empreendedor Nordeste e prometi que essa semana falaria um pouco mais.

O evento foi super bem organizado, a estrutura foi ótima e as palestras foram excelentes. Mas o mais legal de um evento como esse não é nada disso que eu citei. É algo que muitas vezes nós nem nos damos conta, ou se damos, não damos a importância devida: o networking!

A organização teve uma bela sacada: criar uma dinâmica para fomentar o networking... foi bem legal! Muito mais do que o conhecimento das palestras, o que vale em um evento de negócios são os contatos que você faz!

Tive a oportunidade de estreitar laços com profissionais que eu já conhecia e criar novos laços com quem ainda era desconhecido para mim. Aprender é bom, mas fazer negócios, enquanto se aprende é ainda melhor! Fica a dica para os próximos eventos...


 
Samuel Magalhães
Coaching para Empreendedores e Profissionais Liberais

"Ajudo pessoas e empresas a potencializarem seus resultados, através de boas práticas de gestão!"

invistafacil.com
contato@samuelmagalhaes.com.br







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