Cidade Estado

Rápidas Sacadas: Olimpíadas, Havaianas, Marketing Digital...

terça-feira, 23 de agosto de 2016


#03

RÁPIDAS SACADAS

por Samuel Magalhães
ACABOU!

Após 19 dias de competição, 65 recordes olímpicos e 19 mundias, eis que chagam ao fim as Olimpíadas do Rio de Janeiro! E que fim!

A cerimônia de encerramento encantou a todos e mostrou que podemos fazer sucesso sendo nós mesmos! Precisamos aprender a valorizar o que temos de bom e utilizar esse potencial a nosso favor. Serve para as Olimpíadas, nossa carreira e nossas empresas...

Ok, ok, talvez não tenhamos sido tão brilhantes quanto Pequim ou tão organizados quanto Londres, mas aqui para nós: os gringos não trocariam o Rio por Pequim ou Londres NUNCA.

Calor humano faz toda a diferença!

Vale para o esporte, vale para os negócios...

POR FALAR EM GRINGOS

Nas últimas semanas, tivemos o privilégio de ver de perto alguns dos maiores nomes da história do esporte: Bolt, Phelps, Biles e companhia deram um show a parte.

Talento? Sem dúvida! Mas quantas pessoas talentosas você e eu conhecemos que ficam pelo caminho? Inúmeras! Talento é bom, talento ajuda, mas talento não resolve tudo! Ou melhor, talento sem o foco no objetivo e a dedicação necessária não resolve quase nada.

Vale para o esporte, vale para os negócios...

E O BRASIL?

Até quando vamos bem, vamos mal!

Apesar de termos batido o recorde em medalhas conquistadas – 19 ao todo – ficamos longe da meta de 30 estipulada pelo COB, terminando apenas em 13º lugar, longe do 10º esperado. Ao que parece, não é só na economia que bater a meta não é muito nossa praia.

POR FLAR EM ECONOMIA

Com um investimento superior a R$3 bilhões durante o ciclo olímpico para capacitar os atletas para essa Olimpíada, o COB nos deu uma ótima lição: mais importante do que investir muito é investir certo.

Vale para o esporte, vale para os negócios...

EXCEÇÃO À REGRA

Estrelas como Rafaela Silva, Thiago Braz e Isaquias Queiroz nos deram a maior lição que o esporte pode nos dar: sim, é possível!

Quando ninguém acreditava neles, eles acreditaram. E isso foi o suficiente porque, no final das contas, é só disso que precisamos: acreditar que somos capazes.

Não espere que o seu chefe, sua esposa ou seus pais acreditem em você. Acredite e pronto! Se você não acreditar, quem mais irá?

Se você é dono de uma empresa, comece a acreditar mais nos seus funcionários. Empodere as pessoas que estão ao seu redor. Você não imagina a transformação que isso pode gerar no desempenho deles e, consequentemente, no seu negócio.

Acreditar na sua equipe quando nem ela mesma acredita pode ser o que está faltando para os resultados começarem a aparecer.

Vale para o esporte, vale para os negócios...

POR FALAR EM ACREDITAR

Após amargarem resultados preocupantes na fase de classificação, as seleções masculinas de vôlei e futebol mostraram que tudo é possível quando se acredita no seu potencial.

As derrotas fazem parte da vida de todos nós. Os verdadeiros campeões são capazes de dar a volta por cima!

Vale para o esporte... você já entendeu!

POR FALAR EM VOLTA POR CIMA

Meu escritório fica na torre comercial de um Shopping Center, aqui em Fortaleza. Entre um cliente e outro, desci para almoçar. Ao transitar pelo shopping, uma coisa me saltou aos olhos: uma loja das Havaianas lotada.

Curioso, aproximei-me para ver a vitrine. Vi tudo que era tipo de calçado. Alguns deles chegavam a R$150,00. O famoso chinelo de dedo? Não vi! Mas acredito que ainda esteja por lá!

Nada mal para quem um dia se vendeu como: “Não solta as tiras e não tem cheiro.” Isso sim que é reposicionamento de mercado!

Não está satisfeito com os rumos que sua empresa está tomando: mude agora,  antes que mudem você depois! Com um bom marketing, tudo é possível!

POR FALAR EM MARKETING

Essa semana estive presente em dois eventos sobre Empreendedorismo e Marketing Digital. O marketing é incrível, a internet mais ainda. Imagina o que acontece quando se junta os dois...

Infelizmente, a maioria das pessoas ainda não se deu conta disso! Não importa se você é um empresário, um profissional liberal, ou até mesmo se você é apenas um funcionário de uma empresa qualquer, utilizando a internet da maneira adequada, você pode obter resultados que irão alavancar a sua carreira e os seus negócios.

Não fosse assim, eu jamais teria atendido clientes de mais da metade dos estados da Federação e não teria, atualmente, clientes em Alagoas, Pernambuco, Mato Grosso e Rio de Janeiro.

Mas antes que você largue esse texto e saia correndo para criar uma conta nas redes sociais, fica o alerta: não adianta apenas estar presente. É preciso se posicionar da maneira correta.

POR FALAR EM POSICIONAMENTO

Em um desses eventos, recebi de um rapaz um cartão com a seguinte descrição: Gestão de Projetos, Controladoria, Finanças, Contabilidade, Logística, Navegação Offshore – não me pergunte o que é -, Agenciamento Marítimo – também não pergunte -, Auditoria, Advocacia Empresarial.

Nove serviços! Tá bom ou quer mais? Talvez você não esteja acreditando. Eu entendo! Também custei a acreditar. Se ele colocou isso no cartão, só Deus pode imaginar quantos serviços mais ele colocaria num panfleto.

Como diria uma velha máxima do mundo dos negócios:

“Quem quer ser tudo para todo mundo, acaba não sendo nada para ninguém!”

E você? Sabe o que quer ser e para quem? 

Se você não tem isso claro, defina URGENTEMENTE!

Alguns de meus clientes enfrentavam essa dificuldade em se posicionar e só conseguiram fazer seus negócios deslanchar depois que definimos claramente seu nicho de atuação e seu público-alvo.

Quando você sabe “o que” vender e “para quem” vender, o “como vender” fica bem mais fácil. Vá por mim, experiência própria!

QUER DEFINIR MAIS CLARAMENTE SEU FOCO DE ATUAÇÃO?

Se você não está satisfeito com os resultados que vem obtendo e deseja reposicionar sua empresa ou definir mais claramente seu foco de atuação, manda uma mensagem para mim: contato@samuelmagalhaes.com.br.

Será um prazer ajudá-lo!

CRÍTICAS, DÚVIDAS E SUGESTÕES

Caso você tenha alguma crítica, dúvida ou sugestão, sua mensagem também será muito bem-vinda: contato@samuelmagalhaes.com.br.

Pode demorar um pouco, mas eu leio e respondo TODAS.

Até logo!

Fui...



 
Samuel Magalhães
Coaching para Empreendedores e Profissionais Liberais

"Ajudo pessoas e empresas a potencializarem seus resultados, através de boas práticas de gestão!"

invistafacil.com
contato@samuelmagalhaes.com.br







This email was sent to muitomaisaqui.vagassp@blogger.com
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Invista Fácil · Rua Leda Porto Freire 101 - Cidade dos Funcionários · Fortaleza, Ce 60192-010 · Brazil

Email Marketing Powered by MailChimp