Cidade Estado

Rápidas Sacadas: Bel Pesce, Storytelling, Coaching, Bovespa, Marília Mendonça...

terça-feira, 30 de agosto de 2016


#04

RÁPIDAS SACADAS

por Samuel Magalhães
O PREÇO DA FAMA

Essa semana, rolou uma grande polêmica na internet acerca de uma iniciativa da Bel Pesce de realizar um financiamento coletivo – aquele onde várias pessoas contribuem financeiramente para viabilizar um projeto - para abrir uma hamburgueria – Zebeleo - juntamente com mais dois sócios, dentre eles, o chef de cozinha Léo, vencedor da última edição do Master Chef.

O que tem de errado nisso? Absolutamente nada! Ou melhor, quase nada! A riqueza e a fama da “menina do vale”, parece que dessa vez se voltaram contra ela.

Após a polêmica com a hamburgueria, surgiram paladinos da verdade para desmascarar essa “farsa chamada Bel”. Quanta bobagem! Mais importante do que você verdadeiramente é... é como as pessoas pensam que você é. O marketing faz parte do jogo e nesse quesito, falem o que falar, a Bel manda muito bem.

Em um país no qual as pessoas se preocupam mais com a vida alheia do que a sua própria e adoram ficar de mimimi, já era de se esperar essa repercussão negativa. Se você não tem coragem de lutar pelos seus sonhos, para de falar mal de quem tem.

A Bel pode até não ter conseguido o financiamento que gostaria, mas a mídia orgânica para seus projetos e a hamburgueria não poderia ter sido maior. Polêmica também vende..e como vende!

Ao que parece, até quando as coisas dão errado para ela, acabam dando certo! Questionem o quanto quiser a capacidade empreendedora da Bel, mas uma coisa não se pode questionar: que ela é fera no marketing, isso ela é!

STORYTELLING

Essa semana, fui assistir à palestra do meu amigo Max Franco, autor do livro “Storytelling e suas aplicações no mundo dos negócios” – que é muito bom por sinal – sobre o tema. Em tradução livre, o termo significa “contar histórias”.

Muita gente ainda associa história à “coisa de criança e adolescente”. Nada poderia estar mais longe da realidade. Desde que o mundo é mundo, crianças, jovens e adultos se deleitam com uma boa história. O que isso tem a ver com a sua empresa? Só tudo!

Como diria Max “Nós não somos seres pensantes que temos emoções, nós somos seres emocionais que pensamos. Existe sempre um componente emocional que precisa ser levado em consideração. Se você quer que as pessoas prestem atenção a sua proposta, conte uma história... conte uma boa história.”

POR FALAR EM HISTÓRIA

Tive a honra de ser convidado pelo sócio-diretor do IBC – Instituto Brasileiro de Coaching – no Nordeste, meu amigo Marcos Tito, para compartilhar um pouco da minha história com a turma de formação em coaching.

Não sei se você já teve oportunidade de compartilhar um pouco da sua história com outras pessoas, mas sempre que sou convidado a fazê-lo acontecem duas coisas: faço uma análise em retrospectiva do que eu já fiz e uma projeção do que quero fazer.

Ter isso em mente nos ajuda a tomar as decisões que precisamos para chegar aonde queremos. Independentemente de você compartilhar sua trajetória com o público ou não, faça uma análise do passado e trace planos para o futuro... tenho certeza que você irá se surpreender com o que já construiu e, principalmente, com o que ainda pode construir.

POR FALAR EM CONSTRUIR

Essa semana, estive reunido com a Carol Paifer, Sócia e Diretora de Relação com Investidores da ATOM, a única empresa de traders listada na BOVESPA.

Conversamos por quase uma hora sobre um projeto que a ATOM está lançando que dará oportunidade a milhares de pessoas investirem no mercado financeiro ter capital para isso.

Eu sei, eu sei, parece pegadinha do malandro, mas não é! É coisa muito séria por sinal! Inclusive, saiu uma matéria sobre isso no Valor Econômico da semana passada.

Para saber mais, acesse: vidadetrader.com

NO MESMO DIA

No mesmo dia que me reuni com a Carol, tive mais 6 reuniões. Foram 3 mineiros, um catarinense, uma pernambucana e uma paulista. O que isso tem a ver com você? Tudo!

Salvo raríssimas exceções, não existem fronteiras para você ofertar o seu produto ou serviço. A internet acabou com as barreiras geográficas. O mundo agora é um só e está conectado. Ou você se conecta a ele ou seu concorrente o fará antes de você. O que você prefere?

POR FALAR EM SE CONECTAR

Essa semana, estive reunido com alguns dos maiores nomes do empreendedorismo digital do Brasil: Jhon Viana, do Impulsor Digital de Sampa, Guilherme Nery da RG + de BH , Kadu Baracho da Black Viking e o Daniel Miranda aqui de Fortaleza também.

Falei sobre isso no meu instagram - @oinvestidor -, mas vale repetir aqui: “Se você é sempre a pessoa mais inteligente da mesa é porque você está sentado na mesa errada.” Estar com essa galera me fez ver o quanto esse ditado do mundo dos negócios é verdadeiro.

Busque se conectar com pessoas que possam te agregar algo. Busque se conectar com pessoas que estão na mesma sintonia mental e que possuem objetivos semelhantes aos seus. Procure estar próximo de pessoas que te instigam e inspiram a ser melhor do que você tem sido.

Infelizmente, a maioria das pessoas faz exatamente o contrário. Afinal, se for para sair mal acompanhado é melhor ficar só.

POR FALAR EM FICAR SÓ

Na última sexta, estava sozinho em casa, por volta das 22h - já me planejando para dormir -quando um amigo me chama para ir à Vaquejada de Horizonte – uma cidade da região metropolitana de Fortaleza - assistir ao show da Marília Mendonça. Consegui me libertar da preguiça habitual de quem pretende ficar em casa vendo um filme ou lendo um livro, tomei um banho e fomos.

Apesar dos quase 50 km de distância e de termos errado o caminho, valeu muito a pena! A Marília é uma cantora fora de série, seu repertório é fantástico e o show idem. Mas sabe o que é mais interessante nisso tudo? Ela foge totalmente do estereotipo de uma cantora tradicional.

Ela não tem abdômen negativo, não tem pernas grossas, bunda grande, muito menos silicone. Não, ela não usa decote, nem vestido colado. Sabe por quê? Porque ela é original! Ela é a Marília Mendonça! Ela não é uma cópia da Ivete, Anitta ou Cláudia Leite. Ela é ela e ponto final.

E o que isso ensina para a gente?

A maioria dos profissionais e empresários preferem copiar um modelo estabelecido do que ser autênticos. Assim, podem até fazer algum sucesso, mas vão morrer na sombra dos originais.

Como diria o dramaturgo inglês do século XIX, Oscar Wilde “Seja você mesmo... todos os outros já existem.” Vale para a vida, vale para os negócios!

POR FALAR EM NEGÓCIOS

Há algumas semanas, decidi mudar radicalmente meu modelo de negócios. As coisas estavam avançando, mas não na velocidade que eu gostaria e poderia ir. Nessas ocasiões, a maioria das pessoas procuram “fora” as soluções que estão faltando. Eu resolvi fazer exatamente o contrário: resolvi voltar para minha essência. O resultado? Um planejamento estratégico totalmente reformulado e um modelo de negócios totalmente novo.

O “Rápidas Sacadas” foi a apenas a primeira de muitas mudanças que estão por vir. Se você é um empreendedor ou profissional liberal e deseja conhecer EM PRIMEIRA MÃO as soluções que eu tenho para te ajudar a alavancar a sua carreira ou a sua empresa, entre em contato pelo: contato@samuelmagalhaes.com.br.

É SÓ

Por essa semana acabou! Nos vemos na próxima! Caso você tenha alguma dúvida, crítica ou sugestão, manda um e-mail pra mim: contato@samuelmagalhaes.com.br. Será um prazer ouvir você.

Até a próxima!

Fui!


 
Samuel Magalhães
Coaching para Empreendedores e Profissionais Liberais

"Ajudo pessoas e empresas a potencializarem seus resultados, através de boas práticas de gestão!"

invistafacil.com
contato@samuelmagalhaes.com.br







This email was sent to muitomaisaqui.vagassp@blogger.com
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Invista Fácil · Rua Leda Porto Freire 101 - Cidade dos Funcionários · Fortaleza, Ce 60192-010 · Brazil

Email Marketing Powered by MailChimp