Cidade Estado

Estou de Volta

segunda-feira, 8 de agosto de 2016


#01

RÁPIDAS SACADAS

por Samuel Magalhães
SEJA BEM-VINDO!

Olá, caro leitor! É uma imensa satisfação tê-lo por aqui! Seja bem-vindo ao ”RÁPIDAS SACADAS”. Semana passada, tomei uma importante decisão: deixar de escrever meu artigo semanal. Se você me acompanha há algum tempo, sabe que semanalmente eu escrevo sobre algum tema ligado à área de finanças pessoais ou empreendedorismo. Agora não mais!
 
De agora em diante, os artigos não mais existirão! Em seu lugar, resolvi criar esta coluna que você está lendo. Você deve estar se perguntando: “Ok, Samuel, mas o que mudou?”. Nos artigos, passávamos o texto todo falando sobre o mesmo tema. Além disso, focávamos mais nos temas de finanças pessoais.
 
A partir de agora, iremos abordar vários temas em uma mesma coluna. Evidentemente, não poderemos ser minuciosos como éramos quando tínhamos apenas um tema para discorrer. No entanto, a possibilidade de abordar um leque maior de pautas e de uma forma mais dinâmica fez com que eu mudasse o formato! Leia a coluna que você entenderá!
 
Além disso, esse formato dinâmico me permite ser mais direto, mais incisivo, mais... eu mesmo! Por falar nisso, deixa eu me apresentar rapidamente.
 
QUEM SOU EU?
 
Sou Samuel Magalhães, tenho 28 anos, sou natural de Fortaleza - CE, formado em administração, sou sócio da SMC Consultoria e Treinamentos, onde atuo como consultor e coach, auxiliando pessoas e empresas a atingirem seus objetivos. Sou fundador do Portal InvistaFácil.com. Sou apaixonado pelo empreendedorismo e educação financeira e é isso que veremos por aqui no “RÁPIDAS SACADAS”.


O QUE É O “RÁPIDAS SACADAS”?

O RÁPIDAS SACADAS é uma coluna semanal na qual eu irei compartilhar dicas para te ajudar a gerir melhor a sua empresa, suas finanças pessoais, a se desenvolver profissionalmente, etc. Irei compartilhar com você o que tenho vivenciado junto aos meus clientes da consultoria e do coaching para que isso possa te ajudar no seu dia a dia. Darei dicas de livros, filmes, blogs...
 
A QUEM SE DESTINA ESTA COLUNA?
 
A todos os profissionais que desejam ampliar sua visão de mercado e melhorar seus resultados, especialmente: estudantes universitários de administração, economia e afins; micro e pequenos empreendedores; coaches, consultores e profissionais liberais de uma forma geral e profissionais que atuam na área de gestão do mercado corporativo.
 
CUIDADO!

Uma última ressalva antes de começarmos. O que você lerá aqui, nesta e nas próximas edições, não tem pretensão de ser a verdade absoluta, mas somente a minha verdade. Portanto, sinta-se a vontade para discordar de tudo que ler aqui.
 
MENOS PELÉS, MAIS VANDERLEIS...

Alegando compromissos comerciais, Pelé se recusou a ascender a pira olímpica. Ao que parece, dinheiro não é tudo, mas é 100%. Pior para o Pelé! Em seu lugar, o heroico Vanderlei Cordeiro compareceu. Ótima escolha! Sem a grife do rei, mas representando o mais autêntico espírito olímpico, Vanderlei é um exemplo que devemos levar para o nosso cotidiano. Ao que parece tá sobrando Pelé e faltando Vanderlei no mercado corporativo. Os RHs que o digam.

O ADEUS DE GISELE!

Gisele fez seu último desfile! Nossa top model mostrou o que o Brasil tem de melhor por um desfile de mais de 100 metros que encantou o mundo na abertura da “Rio 2016”. Sentiremos falta!

VALE A LEITURA!

No livro “O óbvio que ignoramos” de Jacob Pétry, você poderá conhecer a trajetória da modelo brasileira e todos os seus percalços. Acredite, ninguém “botava fé” no futuro de Gisele nas passarelas, a não ser ela e seu pai. O final da história todos já sabem.

O que isso nos ensina? Você não precisa que acreditem em você. Não espere por isso! Se você acreditar já é mais do que o suficiente! O problema é que o mundo está cheio de gente descrente de si própria. Aí fica difícil...

O PELÉ NÃO FEZ FALTA! JÁ O SAFADÃO...

Pouca gente deve ter sentido falta do rei, mas quando entraram Elza Soares, Zeca Pagodinho e Ludmilla, um país inteiro sentiu falta da Ivete e do Safadão. Só me resta parabenizar aos cantores presentes. Não pela atuação que foi proporcional ao seus talentos – ou a falta dele, mas pelo bom relacionamento que desenvolveram para terem sido convidados a participar de uma festa do porte da Abertura das Olimpíadas.

Nunca pensou que o Zeca Pagodinho fosse te ensinar alguma coisa sobre negócios, né? Nem eu! Mas já que ensinou, vamos aprender: Invista em seus relacionamentos e, se você for cantor, contrate um bom assessor de imprensa e um empresário melhor ainda.
 
POR FALAR EM MÚSICA...

Essa semana, recebi uma mensagem inusitada. Um empresário, que está montando uma banda de arrocha, procurou-me pedindo sugestões de nome para a banda. Alguns podem achar que ele é incompetente, preguiçoso ou pouco criativo.

Eu penso que ele é inteligente, afinal, duas cabeças pensam sempre melhor do que uma. Infelizmente, empresários que possuem centenas de funcionários insistem em “pensar” o seu negócio sozinhos trancado em uma sala. Enquanto estiver dando certo, maravilha! Mas uma hora começa a dar errado! Com o perdão do trocadilho, aí sim, o negócio vai arrochar de vez!

POR FALAR EM CRIATIVIDADE...

No melhor estilo “nada se cria, tudo se copia”, o instagram resolveu “incorporar” os recursos do snapchat ao seu aplicativo. Provavelmente, uma tentativa de revidar a recusa do snap pela oferta de compra feita alguns anos atrás.

O resultado só o futuro dirá, mas uma coisa é certa: se você receber uma oferta de aquisição de alguém muito maior do que você, pense seriamente em vender. Caso contrário, esse tal concorrente pode tentar te provar que você tomou a decisão errada. Aí, já pode ser tarde demais!

POR FALAR EM APLICATIVO…

A febre Pokémon GO tem tomado conta de crianças, jovens e adultos mundo a fora. Que lição podemos tirar disso?

A primeira é que o ser humano é um bicho pra lá de complexo, o que gera um mar de possibilidades para os empreendedores.

A segunda é que temos um comportamento de manada, ou seja, fazemos o que todos os outros estão fazendo, independente do que seja. É esse comportamento que faz com que tanta gente perca dinheiro no mercado financeiro e tantos empreendedores encham os bolsos com fenômenos de mercado.

Por último, fica a lição de que é possível se reinventar. Afinal, quem iria imaginar que um desenho animado que fez sucesso há tanto tempo fosse voltar com essa força de mercado?

Que venha a reinvenção dos Cavaleiros do Zoodíaco, Tazoo, Tamagochi, Comandos em Ação e por aí vai. Quer empreender? Crie suas oportunidades!

POR FALAR EM CRIAR OPORTUNIDADES...

Recebi o e-mail a seguir da Bruna e não pude deixar de compartilhar – ela autorizou. 

“Boa tarde,
Gostaria de saber se a empresa deseja recrutar estagiários. Curso engenharia civil na UFC e tenho grande interesse em finanças. Apresento um perfil analítico, empreendedor e proativo e grande comprometimento com prazos e resultados, além de me identificar com a missão da empresa. Não estou interessada em remuneração e sim na oportunidade de aprendizado. Agradeço, desde já, a atenção.
Bruna Levy”

Muita gente reclama da falta de oportunidades, mas pouca gente está disposta a criar as próprias oportunidades. Parabéns pela sua iniciativa, Bruna! Você vai longe!

Se você é de Fortaleza e está procurando uma profissional que cria as próprias oportunidades, o e-mail da Bruna é: brunalevyclima@gmail.com.

BOMBA! BIEL VAI DAR UMA PAUSA NA CARREIRA

Sim, existe um cantor chamado Biel! Sim, ele deu uma pausa na carreira! E, sim, isso foi matéria nos principais veículos de comunicação do país!

Nada contra o rapaz ou sua música, até por que não conheço nenhum dos dois, mas notícias como essa me fazem refletir: aonde foram parar nossos ídolos?

Na ausência de Senna, Renato Russo e companhia limitada, ficamos com Biel ou qualquer outro ídolo forjado pela mídia e por um bom trabalho de marketing.

Cuidado! Vejo muita gente em busca de soluções milagrosas para o emagrecimento, riqueza ou felicidade com “gurus” que constroem sua marca e sua fortuna se aproveitando justamente dessa carência das pessoas e da falta de ídolos. Saiba escolher em quem se espelhar! E não se deixe levar pelo primeiro guru que aparecer com uma fórmula mágica!
 
ESTOU ESPERANDO SEU E-MAIL

Adoraria receber um e-mail seu com críticas, sugestões, dúvidas. Enfim, com o que você quiser me mandar. Como tudo que está começando, este projeto também precisa de ajustes e ninguém melhor do que você para me ajudar nisso.

Meu e-mail é: contato@samuelmagalhaes.com.br. Fico esperando seu contato!
 
QUER AJUDAR A FOMENTAR O EMPREENDEDORISMO E EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO BRASIL?

Como disse anteriormente, carrego duas bandeiras: Empreendedorismo e Educação Financeira. Faço isso por convicção e amor. Não tenho patrocínio, incentivos governamentais, tampouco recebo qualquer remuneração para escrever este artigo que você está lendo.

Doo o máximo de tempo que posso a produzir conteúdo nas redes sociais, escrever esta coluna, tirar dúvidas do público e fazer palestras beneficentes, mas tudo tem um limite. Meu tempo tem um limite!

Infelizmente, tenho precisado recusar convite para alguns eventos beneficentes por falta de tempo. Afinal de contas, eu também tenho contas a pagar no fim do mês.

Se você acredita na importância da Educação Financeira e do Empreendedorismo para transformar o nosso país e deseja contribuir com essa causa, ficarei muito feliz em receber sua doação. Não existe valor mínimo nem máximo, mas se você puder contribuir com R$10,00 mensalmente, será de grande valia!

Seguem dados bancários para depósito:
Banco: 237 – Bradesco
Agência: 2194-6
Conta Corrente: 9749-7

Em meu nome e no nome de todos que serão impactados com o seu gesto, muito obrigado!  
 
QUER TER ACESSO AO CONTEÚDO COMPLETO?

Quer receber no seu e-mail esta coluna semanalmente? Cadastre-se na newsletter ao lado!
 
ANSIEDADE DA ESTREIA

Confesso que estava ansioso para escrever neste novo formato! Gostei do resultado, espero que você também!

Forte abraço!

Até a próxima!



 
Samuel Magalhães
Coach de Finanças e Negócios

invistafacil.com
contato@samuelmagalhaes.com.br







This email was sent to muitomaisaqui.vagassp@blogger.com
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Invista Fácil · Rua Leda Porto Freire 101 - Cidade dos Funcionários · Fortaleza, Ce 60192-010 · Brazil

Email Marketing Powered by MailChimp